Vistos americanos J1 e J2: Todas as informações

Tudo o que precisa de saber sobre o visto J1/J2

Emigrar para os Estados Unidos não é um mar de rosas e se estão a pensar fazê-lo podem começar já a preparar-se para uma pilha enorme de papéis e uma tonelada de burocracia. E também não é qualquer um que decide vir morar para os Estados Unidos e consegue. Primeiro, precisam de obter um visto de entrada/permanência no país. Por isso neste artigo vou partilhar com vocês tudo o que precisam de saber sobre os vistos americanos que nos trouxeram aos Estados Unidos: os vistos J1 e J2.


Regra geral, todo o cidadão estrangeiro que pretende entrar nos Estados Unidos deve primeiro obter um visto que é um documento de viagem emitido pelo seu país de cidadania e é colocado no passaporte. Os vistos de entrada nos Estados Unidos dividem-se em duas grandes categorias:

- Vistos de imigrante ("Green Card"): permitem uma residência permanente nos Estados Unidos e são emitidos com base em certas categorias como laços familiares, casamento, emprego, loteria de vistos, viuvez, investidores e exilados.

- Vistos de não-imigrante ("temporário"): permitem viajar temporariamente para os Estados Unidos seja em turismo, negócios, trabalho, estudos ou tratamentos médicos, e obrigam o viajante a voltar ao seu país quando o visto expirar (que é o nosso caso).


Visto J1 (Exchange Visitor Visa)

O visto J1 é o que os americanos chamam de "Visto de Visitante de Intercâmbio" e é um visto não-imigrante para indivíduos com participação aprovada em programas de intercâmbio educacional ou cultural nos Estados Unidos.

Existem vários programas governamentais, académicos e do sector privado aos quais os indivíduos se podem candidatar. É necessário encontrar um sponsor/organização patrocinadora de programa que, normalmente, podem ser universidades, empresas privadas ou órgãos governamentais. Estes patrocinadores são responsáveis por apoiar e supervisionar os indivíduos durante toda a estadia do programa. No caso do meu Juju, ele candidatou-se para uma bolsa financiada pela Universidade do Estado de Ohio e, depois de ser aceite, entrou para um programa de Student Doctorate (estudante de doutoramento).

Cada um dos programas pode ter um conjunto de critérios que os candidatos devem cumprir. No seu caso, foi necessário fazer 2 testes: o TOEFL que avalia a língua inglesa como língua estrangeira e o GRE que mede a capacidade de raciocínio verbal e quantitativo assim como as habilidades de escrever e pensar de forma analítica. Para os realizar é necessário deslocar-se a um centro autorizado de aplicação dos testes (normalmente situam-se nas grandes cidades), sujeitar-se às datas disponíveis e pagar 225 dólares pelo TOEFL e 205 dólares pelo GRE (+/- 383 euros no total).

Além destes critérios, é necessário provar ter fundos suficientes para cobrir a duração do programa, ou seja, o patrocinador define um montante anual que é considerado ser suficiente para pagar as despesas (casa, electricidade, etc.) e o seguro de saúde (obrigatório). Este montante anual será multiplicado pela quantidade de tempo do programa e a ele é subtraído o valor dos salários recebidos. Se um visto J2 for pedido, o valor aumentará. Mais abaixo poderão encontrar detalhes sobre o valor que nos foi pedido.

Depois de ter entrado no programa, ele foi inserido no registo electrónico do SEVIS (Sistema de Informação do Estudante e Visitante de Intercâmbio) que basicamente é um sistema web que regista as informações dos indivíduos e os rastreia a fim de verificar se as condições para se manter no programa continuam a ser respeitadas. Qualquer violação pode resultar numa rejeição de benefícios ou expulsão dos Estados Unidos. Para a maioria dos vistos J1 é obrigatório pagar a taxa do SEVIS que custa 180 dólares (+/- 160 euros).

Finalmente, o patrocinador do programa irá facultar ao visitante de intercâmbio o Formulário DS-2019 para apresentar na entrevista para pedido de visto na embaixada americana. Eu diria que este é o documento mais importante de todos pois é dele que depende o visto e é lá que estão todas as informações do indivíduo, do programa, do patrocinador e da estadia. Além disso, é preciso tê-lo sempre connosco ao passar pelo controlo de fronteiras nos aeroportos dos Estados Unidos.

Alguns factos sobre o Visto J1:
. São admitidos em média 300,000 vistos J1 por ano nos EUA;
. 86% dos J1 têm 30 anos ou menos de idade;
. Califórnia e New York são os estados americanos onde os J1 estão mais presentes.

A maioria dos vistos J1 permite que os cônjugues e filhos se candidatem ao visto J2 para acompanharem o indivíduo na sua estadia nos Estados Unidos e é aqui que eu entro nesta aventura. 🙋

Visto J2 (Dependents of J1 Visa)

O visto J2 é um visto não-imigrante que permite aos cônjugues e dependentes (filhos solteiros com menos de 21 anos de idade) de acompanharem o J1 na sua estadia nos Estados Unidos. A elegibilidade para o visto J2 depende do programa específico em que participa o J1, ou seja, alguns programas não permitem a emissão de um visto J2 como é o caso do Au Pair, Camp Counselor, Secondary School Student e Summer Work Travel.

Embora aqueles que pedem um visto J2 não precisem de pagar a taxa do SEVIS, para obter o formulário DS-2019 é necessário provar ter fundos pessoais para pagar os custos da duração do programa e no caso de não o poderem fazer, podem apresentar prova de que outra pessoa responsável irá cobrir os custos da mesma. No nosso caso, foi-nos pedido a módica quantia de 47 mil dólares (+/- 42 mil euros). Se ficaram chocados com este valor imaginem nós ao saber isto durante umas férias de Verão espectaculares em Portugal e dois meses antes da data prevista de partida para os EUA. Conclusão, tivemos de adiar o sonho americano para 6 meses depois.

Depois de dar prova das garantias financeiras e do estado civil, o patrocinador emite o Formulário DS-2019 onde é especificada a permissão do J1 e J2 entrarem separadamente nos EUA.

O visto J1 é dos poucos que dá aos cônjugues o direito de trabalhar em solo americano, mas para isso é preciso pedir uma autorização de trabalho depois da entrada nos Estados Unidos. Os detentores do visto J2 também estão habilitados a estudar e a matricular-se em qualquer grau académico mas neste caso é recomendado que falem com o seu orientador sobre os benefícios da possível mudança de visto.

O estatuto de visto J2 depende totalmente do visto J1.

  • Pessoas que entrem nos EUA com o visto J2 estão autorizadas a permanecer no país tanto quanto o J1 mantenha o seu estatuto.
  • Em caso de extensão do programa, novos formulários DS-2019 serão automaticamente emitidos para o J1 e o J2.
  • Em caso de divórcio, os cônjugues devem deixar o país e informar o patrocinador que por sua vez informará o SEVIS que modificará o seu registo para Inactivo.

Conclusão

Pedir um visto é um processo tremendamente burocrático e por isso o maior conselho que vos posso dar tendo em conta a nossa experiência é planearem tudo antecipadamente e fazerem as coisas com tempo. Obter um visto pode demorar meses dependendo dos obstáculos que forem aparecendo no caminho e das datas a que temos de nos sujeitar. Preparem-se também para "abrir a carteira" pois além dos valores já mencionados neste post, ainda falta pagar o visto, ir à entrevista na embaixada americana, comprar os bilhetes de avião e instalar-se nos Estados Unidos. Nos próximos artigos poderão encontrar todas as informações sobre a validade dos vistos J1 e J2 e um guia passo a passo de como obtê-los.


Se tiverem dúvidas ou questões relacionadas com os vistos J1 e J2 não hesitem em escrevê-las nos comentários, farei de tudo para vos esclarecer dentro daquilo que for o meu conhecimento. Podem consultar o guia que escrevi com as perguntas mais frequentes sobre os vistos J1 e J2. Senão, digam-me o que acharam do post e partilhem comigo as vossas experiências como imigrantes nos Estados Unidos. ✈

24 comentários

  1. Olá, sabe me informar se durante a entrevista do J2 é necessário falar em inglês? Ou essa cobrança é apenas para o J1?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, a entrevista é toda em inglês e eles realmente fazem perguntas ao J2. Eu recomendaria falar um mínimo de inglês. Não sei quantas perguntas vão fazer a você mas a mim fizeram só umas 4. Tenho um artigo com tudo muito detalhado sobre a entrevista na embaixada, dê uma olhada :) e boa sorte!

      Eliminar
  2. Olá, pode ser solicitado o Visto J2 depois que o J1 já está nos Estados Unidos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lau. Pode sim, pode mesmo solicitá-lo ao mesmo tempo que solicitar o J1.

      Eliminar
  3. Olá, obrigada por compartilhar!
    47mil USD só pro J2? Ou considerando os dois juntos (J1+J2)?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Os 47mil USD foram para os dois juntos (J1+J2). Os valores variam bastante tendo em conta os diferentes critérios que entram em jogo para o cálculo final deste valor.

      Eliminar
  4. Olá. Posso solicitar o visto J1 para mim, J2 para minha esposa e J2 para meus dois filhos no mesmo formulário de pedido de visto ou devo preencher um formulário diferente para cada um da família? Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Para o pedido do visto com o U.S. Departament of State, cada pessoa tem de preencher um formulário/aplicação diferente. Boa sorte :)

      Eliminar
  5. Olá boa noite, meu esposo será J1, eu e nossa filha J2, nesse caso os J2 irá utilizar o mesmo DS2019 e SEVIS do J1? Sobre o DS160 será 3 formulários um para cada pessoa? No DS160 é citado o DS2019 e o SEVIS. Muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá boa noite, cada pessoa terá o próprio DS-2019 (no vosso caso, serão três formulários DS-2019). Em relação ao Sevis, só o J-1 paga o custo do SEVIS, contudo o J-1 tem de declarar o J-2 no SEVIS e cada pessoa terá o seu próprio registo e número de identificação no SEVIS. Em relação ao DS-160, cada pessoa terá de preencher o seu próprio formulário (três formulários no vosso caso). No DS-160 é requerido a introdução do número de identificação dos SEVIS assim como de informações contidas no DS-2019. Espero ter ajudado. Boa sorte :)

      Eliminar
  6. Meu esposo vai tirar o visto J1, eu e as crianças o J2, porém a de 12 anos é filho só minha ( no caso enteada do J1) tem algum problema ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Fiz alguma pesquisa e não consigo ter uma resposta precisa à sua pergunta. Recomendo que fale com o sponsor do J1 do seu esposo, eles vão com toda a certeza conseguir responder à sua pergunta. Boa sorte, estou à disposição se tiver mais alguma pergunta.

      Eliminar
  7. Olá, a entrevista do J1 e do J2 é feita junta? Ou cada um vai num dia separado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, a entrevista é separada. Porém, podem agendar para o mesmo dia e até mesmo horário (tem vários agentes entrevistando nas embaixadas), mas será com um agente separado. Espero ter ajudado.

      Eliminar
  8. Olá. Ótimo post. Parabéns.
    Estou indo com o visto J1 e minha esposa com o J2. Nos pediram seguro viagem mas a empresa que vai me contratar oferece plano de saude. Seriam a mesma coisa ou tenho que fechar um seguro viagem para todo o período?

    Como funcionou com você? Foi necessário fazer o seguro viagem para todo o período antes mesmo de sair do Brasil? E se sim, qual a media de valor, se puder nos informar?

    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá bom dia. Obrigada, agradeço o seu comentário e peço desde já desculpa pela demora na resposta. Seguro de viagem e seguro de saúde são coisas diferentes. Honestamente, nunca li em lado nenhum que é necessário ter seguro de viagem, quem é que lhe está pedindo para fazer esse seguro de viagem? Será que essa pessoa se está a referir a seguro de saúde?
      Só o seguro de saúde é obrigatório durante toda a estadia do J1 e J2.

      Se não estiver à vontade para partilhar informações mais pessoais por aqui, pode me contactar pelo Formulário de Contacto e conversaremos por email. Em todo o caso, espero ter ajudado. Boa sorte :)

      Eliminar
  9. E possível exemplo tirar o j1 e está trabalhando e depois marido e filha pedirem j 2 e irem também ou tem ser pedido juntos ou tendo visto de turista marido e filha pode mudar o status para j 2 nos EUA ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Não é possível marido e filha mudarem o status de turista para j2 nos EUA. Você pode tirar o j1, já estar trabalhando nos EUA e depois marido e filha solicitarem o j2. Ou então também podem solicitar o j1 e j2 ao mesmo tempo.

      Eliminar
  10. Respostas
    1. Sim, para tal é necessário solicitar uma autorização de trabalho. Pode encontrar mais informação aqui:
      https://www.bagagemdepapoilas.com/2019/09/autorizacao-trabalho-usa-visto-j2.html

      Eliminar
  11. Boa tarde, se no meu ds2019 tá que viajo dia 30 de outubro e no meu ds160 ta que viajo dia 13 de novembro, isso pode resultar em visto negado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, você deveria contactar o seu sponsor se não conseguir estar nos Estados Unidos antes da data de início do programa que está marcada na secção 3 do DS2019.

      Eliminar
  12. Olá Boa tarde!... O consulado pede comprovação financeira, mesmo sendo intercambio remunerado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá boa tarde. Não é o consulado que pede a comprovação financeira mas sim o sponsor do programa (por exemplo, se vier para os EUA para seguir um programa escolar numa universidade, será essa universidade que pedirá a comprovação financeira antes de lhe poderem dar o ds-2019. Cada universidade estabelece um valor a ser comprovado, normalmente esse valor está descrito no website deles). Aconselho que fale com o seu sponsor para entender melhor a comprovação financeira e o valor que lhe será exigido.

      Eliminar

Este espaço é vosso, utilizem-no! Deixem um comentário para me dizerem o que acharam do post 🙂