Agora que já sabem o que são os vistos J1 e J2, está na hora de conhecer todas as etapas do processo de obtenção do visto americano. No que diz respeito à América, a regra é bem simples: ou fazem tudo exactamente como eles pedem ou então nada feito. 😅
Ser aceite num programa de intercâmbio
Como já vimos anteriormente, o primeiro passo para poder ter direito a um visto J1 é candidatar-se e ser aceite num dos milhares de programas de intercâmbio educacional ou cultural (Exchenge Visitor Program) disponibilizados e patrocinados todos os anos por várias instituições nos Estados Unidos. O meu Juju está a fazer um programa de Scholar Doctorate na Universidade do Estado de Ohio. Depois de ser aceite, ele foi inserido no registo electrónico do SEVIS, um sistema web que rastreia todos os indivíduos estudantes ou em programas de intercâmbio. Foi necessário pagar a taxa do SEVIS que custa 180 dólares (+/- 160 euros). Esta taxa é aplicável ao J1 mas não ao J2.
Casamento (para o visto J2)
A maioria dos programas J1 permitem ao indivíduo ser acompanhado pela esposa ou filhos menores na sua estadia nos Estados Unidos. Por isso decidimos casar-nos, visto que esta nos pareceu a solução mais rápida e eficaz que garantia a permanência dos dois nos Estados Unidos pelo mesmo período de tempo. O processo de casamento foi bastante rápido, tendo em conta que quando o decidimos fazer já estávamos num processo para viver em união de facto (o PACS em França). Portanto, celebrámos o PACS a 29 de Janeiro de 2018 e o casamento a 5 de Março de 2018. 💗 (não se esqueçam que os vistos J2 são dos poucos que permitem aos cônjugues trabalhar nos EUA, mas para isso é preciso pedir uma autorização de trabalho depois de entrar no país).
Formulário DS-2019
Depois de ser aceite num programa de intercâmbio, registar-se e pagar o SEVIS e dar prova de garantias financeiras para cobrir a duração da estadia nos EUA, o patrocinador (no nosso caso foi a universidade) fornece o formulário DS-2019 ao J1 e ao J2. Este é o documento mais importante de todos pois é ele que certifica a elegibilidade para o programa e nele estão contidas todas as informações relevantes sobre o indivíduo, o programa, o patrocinador, assim como o tempo de duração do programa (que será o mesmo para o J1 e o J2). Este formulário não é um visto nem garante a obtenção do mesmo, mas é ele que permite fazer o pedido de visto na embaixada americana. Ele também será usado para passar na controlo de fronteiras nos aeroportos americanos. Quando receberem o vosso DS-2019, confirmem se todas as informações estão correctas, caso contrário isso poderá resultar numa rejeição de visto.
Dossier de visto online (DS-160)
Depois de receberem o formulário DS-2019 podem finalmente dar ao início ao processo de pedido de visto. Tudo começa online com o preenchimento de um dossier (DS-160) onde vão ter de responder a um conjunto bem grande de questões sobre vocês, o programa J1 e as vossas intenções nos Estados Unidos. O dossier pode ser encontrado em diferentes idiomas, todas as perguntas devem ser respondidas e todas as respostas devem estar em inglês. Não se assustem quando começarem a ver perguntas sobre o vosso envolvimento em redes de prostituição, actos terroristas ou tráfico de órgãos, e se pretendem fazê-lo nos EUA. Eles perguntam um pouco de tudo.
Agendar uma entrevista na embaixada
Depois de terminar o dossier de pedido de visto online, é necessário entrar no site da embaixada americana do vosso país para criar uma conta de utilizador e pagar as taxas de visto que custam 160 dólares (+/- 142 euros) por cada um. Depois de pagar esta taxa é possível agendar a entrevista que é feita unicamente em embaixadas americanas (no nosso caso foi em Paris). O tempo de espera para conseguir uma entrevista pode variar. Para nós demorou 3 semanas e meia porque apanhou a altura do Natal e do Ano Novo, mas aparentemente não costuma ser tão demorado.
Entrevista na embaixada
Estávamos os dois suficientemente "stressados" em relação à entrevista, pois dependendo dela o visto será aceite ou recusado. A entrada na embaixada faz-se 15 minutos antes da hora da entrevista, todas as pessoas são revistadas e os aparelhos electrónicos não são permitidos. Os documentos a levar para a entrevista são o passaporte, o DS-2019, o certificado de casamento, a página de confirmação do DS-160 e duas fotografias. A entrevista decorreu tranquilamente e durou uns 5 minutos. Fizeram-nos meia dúzia de questões sobre o programa J1, o casamento e a estadia nos EUA. Durante a entrevista foi feito o registo informático das impressões digitais de cada um. E pronto, tanta preocupação para nada porque foi só a coisa mais rápida e fácil do mundo. Para mais informações leiam o artigo que escrevi sobre a entrevista na embaixada americana.
Chegada do visto
5 dias depois da entrevista recebemos pelo correio os vistos no interior do passaporte. A data de validade do visto pode ser diferente da especificada no DS-2019. No nosso caso, o DS-2019 é válido por 6 anos enquanto que o visto é válido por 5 anos. Honestamente nunca entendemos o porquê, mas de qualquer maneira não fazemos conta de ficar tanto tempo nos EUA... apesar de nunca se saber!
Depois de terem o visto nas vossas mãos e perceberem finalmente que o sonho americano está a um passo de se tornar realidade, podem enfim comprar aquele bilhete de avião só de ida sem data prevista de regresso que por tanto ansiaram. E começar a preparar a viagem!
(Se precisarem de esclarecer dúvidas ou quiserem saber mais pormenores sobre as etapas do processo de obtenção do visto americano J, não hesitem em escrever nos comentários, tentarei ajudar-vos sempre dentro do que conseguir. Ou então aproveitem para me contar quais foram as vossas experiências sobre o pedido de visto americano 😊).
Conclusão:
Pedir um visto é um processo que se pode tornar longo e burocrático e, sobretudo, dispendioso a nível financeiro e desgastante a nível psicológico. Por isso aconselho-vos a planear tudo com a maior antecedência possível pois desta forma será mais fácil gerir e lidar com os imprevistos e obstáculos que forem aparecendo pelo caminho.Depois de terem o visto nas vossas mãos e perceberem finalmente que o sonho americano está a um passo de se tornar realidade, podem enfim comprar aquele bilhete de avião só de ida sem data prevista de regresso que por tanto ansiaram. E começar a preparar a viagem!
(Se precisarem de esclarecer dúvidas ou quiserem saber mais pormenores sobre as etapas do processo de obtenção do visto americano J, não hesitem em escrever nos comentários, tentarei ajudar-vos sempre dentro do que conseguir. Ou então aproveitem para me contar quais foram as vossas experiências sobre o pedido de visto americano 😊).
Podem também consultar o guia que escrevi com as perguntas mais frequentes sobre o visto J1 e J2.
Obrigado!!
ResponderEliminarDe nada 😊
EliminarBoa tarde. Meu esposo preencheu o formulário ds 160 . Eu devo preencher também ? Vamos solicitar visto J1 e J2
ResponderEliminarBoa tarde. Sim, cada um deve preencher o próprio formulário ds-160.
Eliminar