Feriados americanos: Dia da Independência dos USA

Decoração de casas e ruas em Columbus, Ohio

Para os americanos o mês de Julho é particularmente especial porque é tempo de celebrar o nascimento dos Estados Unidos como uma nação independente. Eu estou sempre especialmente entusiasmada aquando dos feriados nos Estados Unidos porque na América eles festejam tudo à grande e há festas e actividades em todos os cantos da cidade. E não é que assisti ao maior e mais impressionante fogo de artifício de toda a minha vida? Pois é, eles não brincam em serviço!

História da independência dos Estados Unidos

O Dia da Independência / Independence Day (também conhecido como Fourth of July) é um feriado nacional federal celebrado a 4 de Julho nos Estados Unidos. Este dia marca a Declaração da Independência de 1776, o ano em que as Treze Colónias declararam a separação formal do Império Britânico.

Foi durante o século 17 que começou a colonização do "Novo Mundo" pelos ingleses. No século seguinte o Reino Unido tinha sob seu domínio na América do Norte as chamadas Treze Colónias que compreendiam a costa leste do continente: Massachusetts, New Hampshire, Rhode Island, Connecticut, New York, Pennsylvania, New Jersey, Delaware, Maryland, Virginia, North Carolina, South Carolina e Georgia.

Entre 1754 e 1763, os britânicos e os franceses entraram em conflito pela disputa dos territórios colonizados na América do Norte. Ainda que os britânicos tenham saído vitoriosos, a guerra deixou as finanças públicas numa situação delicada. Foram então aprovadas uma série de medidas de forma a aumentar a receita fiscal das colónias, por exemplo, o aumento de impostos sobre o açúcar e o chá.

Estas medidas motivaram o descontentamento e rebeliões contra o império britânico. Após tentativas de reconciliação sem sucesso, em 1775 iniciou-se a Guerra da Independência na América. A 2 de Julho de 1776 os representantes das Treze Colónias votaram pela independência e a 4 de Julho de 1776 a Declaração da Independência foi publicada. Ainda assim, a guerra só terminou em 1783, tendo sido o término oficial do conflito estabelecido pelo Tratado de Paris.

O termo "Dia da Independência" só começou a ser utilizado em 1791 e foi declarado como um feriado nacional em 1870.

Decoração com bandeiras americanas

Curiosidades

  • 56 congressistas assinaram a Declaração da Independência.
  • Thomas Jefferson e John Adams (dois presidentes dos USA que assinaram a Declaração da Independência) morreram ambos a 4 de Julho de 1826, 50 anos depois.
  • Jamestown (na Virgínia) foi o primeiro povoamento colonizado pelos ingleses com carácter permanente. Era habitado pelos índios Powhatan, a tribo à qual pertencia Pocahontas.
  • Estima-se que os americanos comem em média 150 milhões de cachorros neste dia.

Como é festejado o Dia da Independência

O Dia da Independência é o feriado mais festejado dos Estados Unidos, seguido pelo Memorial Day.

Como tem lugar em pleno Verão, é comemorado com eventos no exterior, destacando-se os desfiles, concertos, queimas de fogos, piqueniques e churrascos. Há quem aproveite para fazer concursos de comer cachorros-quentes neste dia. As pessoas vestem-se com as 3 cores da bandeira americana: o vermelho, o branco e o azul, mas sobretudo vestem-se com roupas e artigos que contenham a própria bandeira. Sente-se um forte patriotismo e orgulho pelo seu país.

Mas a principal atracção dos festejos do Dia da Independência é sem dúvida os fogos de artifício e não é por acaso que Julho é sinónimo de fogo de artifício para os americanos. Em Columbus (Ohio), o espectáculo durou 26 minutos e foi o maior de toda a região do Midwest. Só a sorte!!!

Pessoas à espera do fogo de artifício em Columbus, Ohio
 Apesar de o fogo de artifício só ter acontecido às 22h, as pessoas vinham desde manhã cedo ocupar o seu lugar no relvado à volta da zona de lançamento dos foguetes para se certificarem de que tinham a melhor vista possível do derradeiro espectáculo. Há mesmo quem chegue na véspera e e durma em tendas para assegurar o seu lugar.

Pôr-do-sol em Columbus, Ohio
E não é que não hajam pores-do-sol bonitos em Columbus, mas foi a primeira vez que consegui ver um como deve ser no centro da cidade.

Vista sobre Downtown (Columbus, Ohio)
O fogo de artifício foi lançado sobre o rio e conseguimos o melhor lugar de todos na ponte com a vista sobre Downtown. 

Fogo de artifício
E voilà, 26 minutos de fogo de artifício gigante num país gigante. Para o ano quero 30 minutos!
Podem ver o vídeo do fogo de artifício aqui.

P.S.: A lei no estado de Ohio diz que uma pessoa pode comprar fogo de artifício mas não o pode lançar, para o fazer tem de passar as fronteiras do estado 💁 Incumprimentos desta lei podem resultar em penas de até seis meses de prisão e em multas até 1000 dólares. Podemos comprar mas não podemos utilizar, aqui está o paradoxo americano 😂

Sem comentários

Este espaço é vosso, utilizem-no! Deixem um comentário para me dizerem o que acharam do post 🙂