Feriados americanos: Memorial Day

Campo de bandeiras americanas nas comemorações do Memorial Day

Memorial Day, originalmente conhecido como Decoration Day, é um feriado federal americano de homenagem aos soldados que morreram em serviço militar pelos Estados Unidos.

Quando acontece e como é celebrado?

Tendo em conta a tradição militar e nacionalista dos Estados Unidos, o Memorial Day é um dos feriados nacionais mais importantes e acontece anualmente na última segunda-feira de Maio. Ao criar um fim-de-semana prolongado de 3 dias conhecido como Memorial Day Weekend, esta data é reconhecida não-oficialmente como o início do Verão. Como tal, é um feriado popularmente celebrado com eventos no exterior: piqueniques, churrascos, desfiles e cerimónias de homenagem aos soldados mortos em combate. As campas dos cemitérios são decoradas com flores e bandeiras.

No Cemitério Nacional de Arlington na Virgínia, membros da Old Guard colocam bandeiras americanas em cada um dos cerca de 280,000 túmulos de soldados. As bandeiras são colocadas na quinta-feira anterior ao Memorial Day e são patrulhadas durante todo o fim-de-semana para certificar que cada uma delas permanece em pé. Esta é uma tradição que tem acontecido desde 1948.

O Memorial Day não deve ser confundido com o Veterans Day (comemorado a 11 de Novembro). Enquanto o Memorial Day tem o propósito de homenagear os soldados mortos em combate, o Veterans Day homenageia o serviço militar de todos os veteranos dos Estados Unidos.

Algumas curiosidades

  • Desde 1776, 48 milhões de americanos têm servido o seu país nas forças armadas.
  • A guerra que representou mais mortes foi a Guerra Civil Americana, que custou a vida a mais de 618,000 soldados americanos em comparação a 416,000 na II Guerra Mundial.
  • O Memorial Day é o segundo feriado mais celebrado nos Estados Unidos, sendo que o primeiro é o Dia da Independência

Comemorações em Westerville, Ohio (2019)

 A associação Westerville Sunrise Rotary Club organizou o 11.º Encontro Anual "Field of Heroes". O tema principal este ano foi "Welcome Home" (Bem-vindos a casa) em que o objectivo foi homenagear todos aqueles que serviram o país assim como as famílias que deixaram para trás.

Durante todo o evento pudemos encontrar um campo de mais de 3,000 bandeiras americanas plantadas em lugares estratégicos. Todas estas bandeiras foram compradas por pessoas da comunidade para prestar tributo aos seus heróis pessoais. No final do evento, cada pessoa escolhia o destino da bandeira que comprou: dá-la ao seu herói pessoal, enviá-la para o herói homenageado, dá-la a uma instituição de caridade que apoia militares activos, veteranos, profissionais envolvidos na segurança pública e suas famílias ou reutilizá-la no próximo evento anual.

O fim-de-semana foi marcado por diversos eventos: caminhada/corrida, concertos, leitura dos nomes das bandeiras dedicadas, cerimónias de homenagem, discursos, canto do hino nacional e a tradicional "Taps" (momento musical solene interpretado por um trompete ou corneta em eventos militares ou onde está presente a bandeira nacional). O momento mais emotivo foi o testemunho de Trisha English, uma viúva que perdeu o marido aos 35 anos em Dezembro de 2006 quando este servia numa missão no Iraque. Na altura, Trisha e o marido tinham 3 filhos com 3, 5 e 7 anos de idade.
     
 Exposição de fotografias nas comemorações do Memorial Day

Farda do exército

Instrumentos utilizados durante a guerra

Papoila, flor associada ao campo de batalha e final da guerra
As papoilas são um símbolo de lembrança daqueles que lutaram na guerra. Muitas vezes são colocadas nos túmulos dos soldados que morreram durante o serviço militar. Esta tradição vem do poema "In Flanders Field" escrito por John McCrae em Maio de 1915, que menciona as papoilas que floresciam nos campos de batalha na Bélgica e em França durante a I Guerra Mundial.

Em Portugal não temos feriados nacionais dedicados a uma festa militar e por isso fiquei surpreendida pelas cerimónias praticadas nos Estados Unidos (apesar de vermos nos filmes nunca é a mesma coisa pessoalmente). Aqui conseguimos sentir um forte patriotismo e a importância dada pelos americanos em homenagear as mulheres e os homens que morreram pelo seu país.



P.S.: Para mim o dia do Memorial Day começou com um escaldão no ombro e acabou com um alerta de tornado em Columbus. Sim, o tempo é mesmo instável aqui em Ohio. Brevemente vou escrever um artigo sobre isso. :)

Sem comentários

Este espaço é vosso, utilizem-no! Deixem um comentário para me dizerem o que acharam do post 🙂