Pastéis de bacalhau é uma daquelas receitas tradicionais portuguesas que funciona extremamente bem como entrada e que gosto de cozinhar para amigos estrangeiros quando faço jantares cá em casa. Eles adoram conhecer a gastronomia de outros países e ficam sempre impressionados com esta delícia.
Ingredientes:
- 600gr de bacalhau
- 800gr de batatas
- 1 cebola grande
- 4 dentes de alho
- 3 ovos
- Salsa
- Azeite
- Pimenta e Noz-moscada
- Óleo para fritar
- Papel absorvente
Preparação:
Colocar o bacalhau a cozer durante 10 minutos e numa panela à parte colocar as batatas a cozer durante 25/30 minutos.
Depois do bacalhau cozido, retirá-lo para um prato e deixar arrefecer. Quando estiver frio, desfiar muito bem o bacalhau e livrar-se das espinhas.
Picar muito bem a cebola e os alhos e levá-los ao lume numa frigideira com azeite. Deixar refogar bem, sem queimar. Passados 10 minutos, juntar o bacalhau e refogar tudo durante mais 10 minutos (mexendo regularmente).
Quando as batatas estiverem cozidas, retirá-las do lume e fazer puré das batatas. Adicionar o refogado de bacalhau e salsa (muita salsa). Temperar com pimenta e noz-moscada e envolver tudo muito bem.
Juntar um ovo de cada vez e ir mexendo tudo até obter uma massa bem consistente.
Agora a parte complicada: dominar a técnica de passar a massa de colher em colher até ficar com o formato do pastel de bacalhau. Utilizar colheres de sopa e ir passando uma "bola" de massa entre cada colher até ficar com o formato desejado.
Numa frigideira com óleo bem quente, fritar os pastéis e virá-los para fritar de ambos os lados sem deixar queimar. Depois de fritos, colocá-los num prato com papel absorvente, deixar arrefecer e estarão prontos a ser servidos.
Esta é sem dúvida uma daquelas receitas longas (sim, eu demoro em média 2 horas ao todo para não falar dos 10 kg de louça que ficam no balcão da cozinha à espera de serem lavados). Mas no final vai valer a pena e todos vão adorar!
Dicas:
- Como nos Estados Unidos não encontro bacalhau salgado, adiciono sal ao bacalhau e às batatas durante a cozedura. Mas se utilizar bacalhau salgado, o ideal é deixar o bacalhau de molho em água fria durante umas horas e não adicionar mais sal durante a preparação.
- Esta receita pode dar entre 30 a 50 pastéis, depende do tamanho que se quer para cada pastel.
- Para pessoas que se recusam a comprar papel absorvente (como eu) basta substituírem por papel higiénico, o efeito será o mesmo.
Esta receita pode ser acompanhada pela tradicional sopa de peixe portuguesa, as duas complementam-se muito bem. E também sugiro experimentar esta receita de beringelas recheadas no forno :)
Partilhem as vossas experiências / questões nos comentários. 👍
Sem comentários
Este espaço é vosso, utilizem-no! Deixem um comentário para me dizerem o que acharam do post 🙂